Alunos de escola pública de Ibaretama visitam moradores incentivando hábito da leitura

Alunos de escola pública de Ibaretama visitam moradores incentivando hábito da leitura

Batendo à porta das casas, é dessa forma que professores e alunos do 3º Ano da Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha, em Ibaretama, estão incentivando os moradores da cidade à leitura literária.

O professor de Matemática da escola pública estadual, Georzito Ferreira, considerou a iniciativa interessante e resolveu divulgar nas redes sociais. “O projeto, Semeadores de Leitura, está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Leitura da nossa escola. Os estudantes estão indo às ruas, visitando residências, comércios e também parando para conversar com os transeuntes“, explicou.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa da unidade educacional, Alice Bezerra, primeiramente é selecionado um texto para ser lido na sala de aula. “Em seguida são marcados lugares, pontos estratégicos da cidade para ir e contar, com nossas palavras, a história lida; em seguida buscamos ouvir das pessoas o que acharam da história, convidando-os à leitura literária“, ressaltou a educadora.

A leitura deve ser incentivada em todos os lugares e a escola tem um papel fundamental neste sentido, o conhecimento construído através de vivências como estas jamais será esquecido por nossos queridos estudantes. Portanto, a escola cumpre seu papel de formar leitoras e leitores, capazes de atuar de forma crítica na sociedade“,  completou a professora.

Entusiasmados com a ideia de incentivo à leitura os estudantes estão levando o Baú Literário da escola aos moradores.

objetivo é incentivar a leitura além dos muros da escola, além de buscar a aproximação com a comunidade. A proposta pedagógica está sendo desenvolvida através do Projeto Jovem de Futuro, da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).

Diário Sertão Central.